terça-feira, 2 de novembro de 2010

.Xote e o Mundo



A banda Xote e o Mundo foi formada em julho de 2003, durante uma excursão à Goiânia para participar de um encontro nacional de estudantes. Thiago Ferrugem já tocava violão, João e Tiago Loirin por acaso arrumaram um triângulo e um zabumba; e os três amigos fizeram um som para 200 estudantes do encontro, e foi de bom agrado.

Quando voltaram à Brasília decidiram formar a banda e levar o forró com gosto, sentiram a necessidade de integrar novos instrumentos para que pudessem tocar com seriedade o melhor do forró. A formação foi integrada com Gustavo Roy (percussão), Goiaba (contra-baixo) e Sabiá (sanfona).

Entre o final de outubro e começo de dezembro, Rodrigo Pilha, então produtor da Banda organizou uma temporada semanal no Minas Brasília Tênis Clube, que permaneceu com uma média de público de 400 pessoas durante dois meses. Com isso, as portas começaram a se abrir. A banda desde julho de 2004, quando integrou o atual sanfoneiro Luizão, passou a divulgar definitivamente o nome “Xote e o Mundo”, que surgiu de maneira inusitada da expressão "solta o mundo" (relaxa, eixa a vida tocar) trazida de Salvador (BA), que uma banda amiga pronunciava. Como o xote é o ritmo mais explorado pela banda, ficou Xote e o Mundo. Hoje a banda é integrada por Filipe na percussão.

A banda Xote e o Mundo, em setembro de 2004, iniciou o projeto “Arena do Forró” todas as quintas-feiras (em frente à AABB). O Projeto, hoje muito conhecido pelo público forrozeiro, tem sido um sucesso, abrindo espaço para bandas de Brasília e do Brasil, reunindo grandes nomes como: Dominguinhos, Mestre Zinho, Alceu Valença, Geraldo Azevedo, Os 3 do Nordeste, Trio Nordestino, Trio Forrozão, Trio Xamego, Bicho de Pé.

A banda tem como características principais o repertório escolhido a dedo e a energia que consegue trocar com o público. No repertório, uma mistura que funciona muito bem. São músicas do rei Luiz Gonzaga e de bandas muito conhecidas do forró pé-de-serra como; Mestre Zinho, Trio Nordestino, Trio Forrozão, Os 3 do Nordeste, cantores mais populares como: Alceu Valença, Geraldo Azevedo e diversos intérpretes e compositores regionalistas que marcam o Xote, o Baião e o Arrastapé.

A banda continua se apresentando no Arena do Forró, mas já passou por Formosa, no Country Clube; em São Miguel do Araguaia, na festa agropecuária; em diversos eventos particulares, festas juninas e julinas de clubes, associações, empresas e faculdades.


2 comentários: