sábado, 20 de março de 2010
.Terezinha do Acordeon
Pioneira em Pernambuco no gênero musical, começou sua carreira aos 12 anos na cidade de Salgueiro, quando ganhou o seu primeiro acordeon. Formou um trio com os irmãos Francisco e Belarmino (também sanfoneiro e compositor) e animava festas colegiais e juninas. Também participou de grupo musical com o escritor Raimundo Carreiro (na época músico).
Na década de 80, já no Recife, formou grupo musical com Lula do Acordeon, mas só cantava, deixando os acordes com o sanfoneiro.
Em 84 grava o primeiro disco “Alegria no Sertão” e em 86 produziu e participou do disco “Festão do Forró”. Em 90, sentido a necessidade de uma participação maior no cenário musical, assumiu o seu acordeon e fez a diferença. As outras mulheres do ramo só cantavam, ela tocava e cantava. Como a única mulher a tocar forró, começou sua trajetória brilhante. Já em 93 participou da Missa do Vaqueiro em Serrita.
Em 96 grava mais um disco, com participação do irmão Bel e Petrúcio Amorim, que lhe retribui com a participação no CD “Petrúcio Amorim 20 Anos de Forró”. Também participou do primeiro CD “Pernambuco em Concerto”. É Maestrina da Orquestra Sanfônica de Pernambuco com várias apresentações no Estado, e acompanha a atriz Geninha da Rosa Borges na peça “O Marido Domado” de Ariano Suassuna, com várias apresentações no Brasil e exterior. Já tocou com Dominguinhos, Camarão, Nando Cordel, Petrúcio Amorim, Maciel Melo.
Terezinha Do Acordeon - Carpina Pe.mp3
Terezinha Do Acordeon - Vaqueiro Do Sertão.mp3
Terezinha Do Acordeon - Recordando Salgueiro.mp3
Terezinha Do Acordeon - Carpina Pe II.mp3
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário