sábado, 27 de março de 2010

.Camarão em 8 baixos


Embora Camarão seja reconhecido como um dos maiores mestres do acordeom de 120 baixos, tendo recebido, inclusive a honraria de Patrimônio vivo de Pernambuco, devido à quantidade ( e qualidade) de serviços prestados à música deste estado, é bem verdade que deu o pontapé inicial de sua carreira discográfica, através da sanfona de 8 baixos.

Corria o ano de 1964, e com o impacto causado pelas gravações de Abdias e Zé Calixto no Rio de Janeiro, o selo Mocambo, sediado em Recife, resolveu apostar suas fichas em um sanfoneiro de 8 baixos.

Reginaldo Alves Ferreira, que já era conhecido como Camarão e já havia adotado o acordeom de 120 baixos como principal instrumento, foi o escolhido. Segundo nos conta o próprio Camarão, ele adquiriu uma sanfona de 8 baixos em afinação natural duas semanas antes das gravações, e preparou o repertório, compondo músicas especialmente para o disco. A gravação ocorreu ao vivo, segundo ele mesmo conta, "num sistema precário", com apenas um microfone overall, capatando o conjunto. No entanto, o resultado esplêndido desta empreitada, deu luz ao disco " Lá vai brasa". É interessante notar que, à parte das caracteristicas de afinação natural, a sanfona de Camarão soa no estilo nordestino da afinação transportada.







Camarão - Na Casa da Anita.mp3
CAMARÃO - Retrato De Um Forró.mp3
CAMARÃO - A Cigana Lhe Enganou.mp3
CAMARÃO - Forrozinho Moderno.mp3
CAMARÃO - Fim De Festa.mp3
CAMARÃO - Baiao Mimoso.mp3
CAMARÃO - É Proibido Cochilar.mp3
CAMARÃO - Forró Em Palmeira Dos Indios.mp3
CAMARÃO - Forró Tema.mp3
CAMARÃO - É Tempo De Voltar.mp3
CAMARÃO - Chililique.mp3

Nenhum comentário:

Postar um comentário