terça-feira, 24 de agosto de 2010

.ILANA VENTURA



ILANA VENTURA nasceu no Recife, mas tem raízes interioranas. A veia musical veio do avô, Zé Preto, conhecido como um grande cantador de cocos no Agreste Setentrional, em Surubim, na década de 60.

O trabalho como cantora começou em 1994, participando de festivais de música em escolas e universidades, ficando com os prêmios de melhor canção e melhor intérprete no Arte Contato/94, do Colégio Contato, e segundo lugar geral do Unicanto, da Universidade Católica de Pernambuco, em 1995. Dona de uma interpretação singular, em 15 anos de apresentações públicas, cantou samba, bossa nova, maxixe, chorinho, rock, coco e muito forró. Na própria Universidade Católica de Pernambuco, onde estudou Direito e Jornalismo, participou durante 13 anos do grupo musical MPB UNICAP, que tem 27 anos de tradição na instituição. Também com o grupo, participou da gravação de sete CDs com músicas inéditas. Foi backvocal em shows do cantor de forró e sanfoneiro Jorge Neto; fez parte do Coral do Concurso de Música Carnavalesca da Prefeitura do Recife, em 2006, participando também da gravação do CD com as músicas campeãs.

Ilana Ventura é integrante da Orquestra de Frevo 100% Mulher, criada há sete anos pelas musicistas da Banda da Cidade do Recife, Carmen Pontes e Elisabeth Bezerra. Formada apenas por mulheres, a orquestra já acompanhou artistas como o cantor Edson Cordeiro, e foi convidada pelo saudoso Mestre Salustiano a se apresentar no Festival de Inverno de Garanhuns e na Casa da Rabeca do Brasil, na Cidade Tabajara, em Olinda. No Carnaval 2010, a Orquestra fez o seu terceiro desfile no Galo da Madrugada.

Colhendo os frutos do lançamento do CD Parceiros no Forró, Ilana Ventura participou da abertura do São João 2009 da Cidade do Recife, a convite de Gennaro e Walkyria. Fez show no Sítio da Trindade e se apresentou na Sala de Reboco, uma das mais conhecidas casas de shows da região, com as participações de Jorge Neto, Dudu do Acordeon e Rogério Rangel. Passou por municípios como Bom Jardim, João Alfredo e Água Preta, animando os festejos juninos. Em 2010, participou da tradicional Festa da Pitomba, em Jaboatão dos Guararapes e entrou mais uma vez no ciclo de festas do Recife, no Sítio da Trindade e na Praça do Arsenal.






Nenhum comentário:

Postar um comentário