domingo, 4 de abril de 2010

.Déo do Baião


José Antonio da Silva Filho, mais conhecido como DÉO DO BAIÃO, nasceu no sítio Terra Vermelha, em Caruaru, Pernambuco no dia 14 de julho de 1928, filho do casal José Antonio da Silva e Maria Francisca dos Santos.

Em 1959, conheceu Marinalva Cristovão de Melo, sua companheira por trinta e oito anos, com quem teve cinco filhos: Lindinalva, Adelmo, Adelson, Adeilson (falecido) e Lidiane.

Começou sua carreira musical, cantando na Rádio Difusora de Caruaru (atual Rádio Jornal), por onde passaram grandes nomes da música popular brasileira, iniciando sua carreira artística com o nome “Déo do Baião”.

Foi integrante de um dos primeiros trios de forró do nordeste, o Trio Nortista, formado por Déo (voz e triangulo), que entrou no lugar de Jacinto Silva, Camarão (sanfona) e Zé Cobrinha (zabumba) quando foi gravado um LP na década de 1960, com algumas músicas de sua autoria.

Depois partiu em carreira solo, gravando um LP solo e participando de algumas coletâneas de forró.Ainda cantou junto com Azulão, Jacinto Silva, Jackson do Pandeiro e com o Rei do Baião Luiz Gonzaga, que o levou para se apresentar em Brasília-DF. Também fez várias apresentações pelo interior do nosso Estado, principalmente no período junino e em campanhas eleitorais.

Possui várias músicas gravadas por artistas nacionais, entre elas, “Balanço da Sereia” (Xangai) e “A Mulher de Mané Amaro” (Silvério Pessoa e Cascabulho).Paralelamente a música, foi sapateiro, engraxate e motorista, quando em 1971 fazendo praça – Caruaru/Catende – gostou de nossa Terra, e veio com a intenção de morar no máximo dois meses, divulgando o seu disco. Foi o que não aconteceu, este tempo, transformou-se em vinte e seis anos. Aqui, foi proprietário do famoso salão de dança “Forró Déo do Baião”, que funcionou inicialmente na Rua Pedro Duca (Rua da Linha), depois no bairro Jardim Diamante e por último na Rua Bela Aurora.

Faleceu dia 23 de junho de 1997 e está sepultado no Cemitério Campo de Santana, em Catende-PE.

Agradecimentos a "Eduardo Menezes" pelo texto.




Déo do Baião-Quem casou casou.mp3
Déo do Baião-Balanço da sereia.mp3
Déo do Baião-Serra da Borborema.mp3
Déo Do Baião - Serra Da Coirana.mp3
Déo do Baião - Meu fraco é mulher.mp3
Déo do Baião - Para sereno.mp3

Um comentário: