quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

.Cristina Amaral


Pernambucana da cidade de Sertânia, começou suas atividades artísticas ainda criança quando fez parte de um grupo jovem e cantava em templos da Igreja Católica, foi convidada a participar da Orquestra Marajoara como vocalista, depois ingressou no Grupo Os Tropicais onde dividiu o palco com Flávio José durante alguns anos. Em 1990 sua carreira solo começava, participa e vence o Festival Recifrevo, em 1991 participa do Festival Canta Nordeste da Rede Globo de Televisão, conseguindo a segunda colocação além de ser premiada como melhor Intérprete com a música “Cidade Grande” do poeta Petrúcio Amorim.

Cristina recebe convites e participa dos CD`s Recifrevoé I e II, junto com artistas consagrados, como Chico Buarque de Holanda, Alceu Valença, Maria Bethânia, Paulinho da Viola, Geraldo Azevedo, Lenine entre outros, depois participa do CD Forró Brasil, com Gilberto Gil, Dominguinhos, Elba Ramalho, Alceu Valença e outros.

Cristina Amaral representou Pernambuco por várias vezes, sempre cantando ritmos regionais viajando em turnês internacionais pela Europa, mais precisamente, Holanda, Projeto Boi Voador, (Caravana do Frevo no Teatro Paradiso) Áustria, Suíça, Portugal e França, juntamente com Alceu Valença, Antúlio Madureira, André Rio, Elba Ramalho... Participou também do Festival de Montreux por duas vezes, em 1998 teve uma música sua inserida no CD “Montreux Jazz Festival”.Balanço Brasileiro

Ao longo de sua carreira solo contabilizou vários sucessos nos cinco discos gravados, este é o mais recente trabalho, seu sexto CD, intitulado “Balanço Brasileiro” produzido pelo músico/arranjador Luciano Magno, o disco traz músicas de compositores consagrados tais como, Petrúcio Amorim e Rogério Rangel na faixa título, André Rio em duas faixas, “Caldeirão do meu Nordeste” e “Pé de Serra,” um xote brejeiro e apaixonante, Xico Bizerra e Toinho Alves numa canção que aborda toda a importância do “Velho Chico”, o balanço da já conhecida “Coco do Norte” de Rosil Cavalcante, a participação especial de Flávio José em uma música do poeta Anchieta Dali, a regravação de um sucesso que marcou sua carreira e o público pede em todos os shows, “Eu sou o Forró”, Flávio Leandro com o xote “Seguindo a vida”, o lado compositora de Cristina Amaral na faixa “Forrozeiro Bom,” além de autores da magnitude de Bráulio de Castro, Aracílio Araújo, Zeca Pinheiro, Adilson Medeiros, César Amaral e Luciano Magno. “Balanço Brasileiro” traz ritmos da nossa Região interpretados com o sentimento de quem é parte dela. Este trabalho, como vem fazendo ao longo de sua carreira, evidencia todo o respeito e carinho que Cristina tem pela bela música regional Nordestina.

Discografia
1991 – Arisca – Som Livre1994 – Doce Vendaval – RGE1997 – Cristina Canta Alceu Valença – Atração1999 – Anjo Azul – Universal2001 – Forró Agarradinho - Unidisc2006 – Balanço Brasileiro 2008 - Eu sou o Forró Vol. 1 (Ao vivo) .





Cristina Amaral-eu-sou-forro.mp3
Cristina Amaral - Não é Brincadeira.mp3

Nenhum comentário:

Postar um comentário