domingo, 3 de janeiro de 2010

.Silvério Pessoa

A todos forrozeiros (as), UM FELIZ 2010!!! Repleto de saúde, paz, e é claro, MUITO FORRÓ!!!

E pra começar bem o ano, segue uma postagem bem arroxada!





Vencedor do Prêmio TIM 2006 como Melhor Cantor na Categoria Regional, Silvério Pessoa nasceu em Carpina, zona da mata norte de Pernambuco. Sua formação musical foi a programação das rádios do interior, sua mãe que foi professora de acordeon e sua Vó, uma freqüentadora assídua dos programas de auditório de Recife nas décadas de 40 e 50.


A música de Silvério é uma síntese das canções da Zona da Mata, Agreste e Sertão, e a sonoridade e atitude dos jovens dos Centros Urbanos, envolvidos com o Rock, o Hip-Hop, o Punk, e os novos sons que chegam e são absorvidos pelas tradições. É um trabalho que oferece hereditariedade ao gênero tradicional, não perdendo a nave da história.


Com o CASCABULHO, banda que formou em 1994, fez turnês pelo Canadá, E.U.A. e Berlim. Participou do Free Jazz, de 03 versões do Festival Abril pro Rock e recebeu, como compositor, o Prêmio Sharp de Música em 1999, categoria Regional.


Apos sua saída da banda, Silvério desenvolveu um trabalho com base na música de Jacinto Silva (Um Alagoano radicado em Caruaru, exímio cantador de coco) lançando no Brasil em 2001 o cd “BATE O MANCÁ – O Povo dos Canaviais e em 2004 lançado na Europa pelo selo L’Autre distribution, sendo responsável por inúmeras citações e artigos em revistas especializadas de música em toda Europa. 4 estrelas da Revista Le Monde de la Musique, de Paris, sendo selecionado como um dos melhores lançamentos do ano pela redação da Revista Vibrations da França. O CD continua atual em relação a proposta de trabalhar as origens, a tradição e a cultura popular.

Seu segundo projeto, o CD “Batidas Urbanas – Projeto MICRÓBIO DO FREVO, é uma revisão da obra carnavalesca de Jackson do Pandeiro nas décadas de 50/60. O CD, também independente, recebeu nota máxima do jornal Folha De São Paulo, Revista VEJA e Rolling Stones da Argentina. Tendo no ano de 2005 um destaque na programação do Carnaval de Recife, recebendo ilustres convidados em momento especial, como Lenine, Mano Chau, Antônio Nóbrega, Lula Queiroga, Siba e a banda Francesa Mei Tei Sho.


- Turnês


Em junho / 2003 Silvério deu início a uma série de turnês com o trabalho solo, passando 02 meses na Europa, principalmente na França. Participou de Festivais importantes como o Sfinks Festival na Bélgica, Festival de Langon, Saint Nazaire, Fete de la Music em Paris, Nice, Toulouse, Sete, entre várias cidades francesas, nos quais fizeram parte, importantes nomes da música mundial, como Manu Chao, Asian Dub Fundation, Tiken Jah Fakoly, Lokua Kanza, dentre outros.
Na Europa, o Filme MORO NO BRASIL, lançado no verão de 2003 em quase todas as cidades mais importantes da França, tem Silvério como um dos protagonistas, comentando e refletindo a cultura do povo da Zona da Mata. O Filme é do Mika Kaurismaki, distribuído pela produtora / distribuidora de Win Wenders, e participou do Festival de Cannes.


Em 2004, a turnê pela Europa teve acréscimo de tempo, 2 meses e inclusão de várias cidades da Espanha, França, Dinamarca, Alemanha, Bélgica, Suiça e um dos maiores Festivais do planeta o Rainforest Festival, localizado na Ásia, Malásia, na Ilha de Borneo.


Ao longo dessas turnês, Silvério fez participações e teve encontros culturais, com bandas francesas tais como: Massilia Sound System, Nux Vomica, Fabulous Trobadors, Bombes 2 Bal, La Talvera, grupos que possuem uma proposta de trabalho envolvendo a modernidade e as tradições locais. Realizando, também, palestras sobre a Cultura do Brasil.


Silvério Pessoa em 2005 foi selecionado para o Projeto Pixinguinha, participando da Caravana do Sul e Sudeste, visitou 8 cidades brasileiros, na Caravana do mês de abril, sendo aplaudido com uma versão acústica de seus trabalhos, acompanhado por 1 músico com viola de 10 (Renato Bandeira) e outro com acordeon e escaleta (André Julião).


Em maio de 2005, Silvério seguiu mais uma vez em turnê pela Europa, ficando 3 meses seguidos, participando ainda das comemorações do “Ano Brasil na França”, retornando em outubro para Paris e gravando imagens para o DVD do selo europeu, no “Café de La Danse”, com base no repertório do Bate o Mancá.


- Projeto Atual


O terceiro CD lançado em novembro/2005 chama-se “CABEÇA ELÉTRICA, CORAÇÃO ACÚSTICO”. Um disco autoral, onde Silvério contou com participações especiais de Dominguinhos, Lenine, Alceu Valença, Siba, Lula Queiroga, Zé Vicente da Paraíba, Ivanildo Vila Nova e tantos outros músicos e amigos. O CD lhe rendeu o Premio TIM de melhor cantor categoria Regional em 2006.


“Cabeça Elétrica Coração Acústico” é uma mistura de saudade, esperança, voltas e reencontros. Um retrato do interior, com batidas e efeitos que demonstram uma sonoridade atual, moderna, respeitando a essência das melodias e ritmos regionais. Um repertório que tem a cantoria dos violeiros, os benditos das rezadeiras de Padre Cícero e o som que vem do interior de Pernambuco e encontra o litoral, a urbe, com intervenções eletrônicas. Este novo trabalho de Silvério está baseado no conceito da “migração inversa”.


O Show de lançamento do cd aconteceu nos dias 04 e 05 de novembro / 2005, num dos mais conceituados e antigo teatro de Recife, o Teatro Santa Isabel. Aclamado pelo público que lotou os 2 dias do teatro e pela imprensa que só publicou elogios ao espetáculo e cd, o momento foi registrado para a produção do primeiro DVD. Também ocorreu o lançamento do cd na Europa, em maio de 2006, entre a França, Bélgica e Holanda.

- DVD


O primeiro DVD de Silvério foi produzido com base no show do Teatro Santa Isabel, com incursões de imagens e vinhetas que ambientam todo o imaginário das músicas do show, incluindo ainda as imagens das turnês, idas e vindas do próprio Silvério. Com lançamento em janeiro, após o Carnaval, investe na ampla divulgação pelo Brasil e dá continuidade ao trabalho de divulgação pela Europa.


Ainda esse ano, Silvério inicia a composição de novas canções e efetiva novas parcerias pensando no próximo CD que tem o titulo provisório, NO GRAU.







Silvério Pessoa - Puxe o Fole Zé.mp3
Silvério Pessoa (Côco Na Paraíba).mp3
Silvério_Pessoa_-_Chora_bananeira.mp3
SILVÉRIO PESSOA - Aquela Rosa.mp3
SILVÉRIO PESSOA - Sabiá Da Mata.mp3
Fim de Feira e Silvério Pessoa - Cabo Tenório.mp3
SILVÉRIO PESSOA - Carreiro Novo .mp3
SILVÉRIO PESSOA - Coco Do M.mp3
SILVÉRIO PESSOA - Gírias Do Norte.mp3
Fim de Feira e Silvério Pessoa - Lá vai Pitomba.mp3
SILVÉRIO PESSOA - Rabo De Saia .mp3

Nenhum comentário:

Postar um comentário