sábado, 14 de novembro de 2009

.Trio Raiz


Ao sair de uma banda de forró universitário, em 2005, o sanfoneiro Marcelo Veiga decidiu dedicar-se ao forró pé de serra, batizando o novo projeto de Trio Raiz. Em 2007, juntou-se com Marcio Garcia, Josué Duarte e Ícaro Padilha, considerando esta a formação ideal para representar bem o ritmo.

A partir daí, as melhores casas de forró de São Paulo receberam a banda. Entre elas, Remelexo Brasil, Aldeia Turiassú, Açaí Praia, Estância Alto da Serra (Itaim), Bananeiras e Embaixada Nordestina. Já conhecidos por um público significativo, foram convidados a participar de grandes eventos, como Nata Forrozeira, Magnata, Camping Roots e Marafest.

O ano de 2009 se iniciou muito conturbado para o fundador do trio, que por motivos de força maior teve que deixá-lo. À nova formação, acrescentou-se Jorge Donadeli, considerado pelos demais “um substituto com a cara do Trio Raiz”.

A história musical do sanfoneiro teve início aos seus 13 anos, na igreja CCB, onde tocava violino, violão, zabumba, triângulo e sanfona. Josué também convive com o forró desde pequeno. Nasceu em Governador Valadares (MG), onde sua avó era dona do “Forró da Dona Amélia”, e foi ali que ele obteve gosto pelo ritmo. Já em São Paulo, Josué cantava entre os amigos, mostrando também seu lado compositor.

Marcio tocava violão em bares, até seu primeiro contato com a zabumba e, depois disso, não a abandonaria mais. A intimidade de Ícaro, ao contrário, sempre foi com o triângulo. Fez parte de outras bandas e, então por sua simpatia e oportunidade, juntou-se ao Trio Raiz.

A formação individual dos meninos formou um repertório que não só resgata grandes tesouros - desde Luiz Gonzaga até nomes pouco conhecidos -, mas inclui canções próprias. Somado ao Rei do Baião, o forró pé de serra do trio dá nova cara também a composições de Marinês, Jacinto Silva, Lindu, Dominguinhos, Zé Cacau, Gonzaguinha do Baião, Jackson do Pandeiro, Jonas de Andrade, entre outros. O resultado é uma mistura de tradição trazida pelas fortes influências e a renovação carregada pelo talento jovem do Trio Raiz.



Nenhum comentário:

Postar um comentário