domingo, 1 de novembro de 2009

.Antônio Barros e Cecéu


Antonio Barros nasceu em Queimadas-PB e começou sua vida profissional tocando pandeiro na Rádio Tamandaré compondo suas primeiras músicas e acompanhando (como pandeirista) Jackson do Pandeiro na Rádio Jornal do Comércio em Recife-PE.

Ele desenvolveu seu próprio estilo e se consagrou definitivamente para o sucesso nacional quando, num período em que se destacava uma linguagem poética na música em que retratava a fome e seca do Nordeste, Antonio Barros se projetou com sua poesia romântica, "cantando" as festas típicas nordestinas onde as pessoas se encontravam para comemorar, namorar e dançar. Transformando assim, através da música alegre e romântica e enfatizando as festas juninas, a dor em arte, alegria e romantismo.

"...danei a faca no tronco da bananeira, não gostei da brincadeira, Santo Antonio enganou. Saí correndo lá pra beira da fogueira ver meu rosto na bacia, e a água se derramou..." (Brincadeira na fogueira) em meados de 1968 gravada por Trio Nordestino.

Cecéu também nasceu na Paraíba, na famosa cidade do maior São João do Mundo (Campina Grande). Desde criança admirou o mundo musical e compunha algumas canções. “Eu sempre ouvia os programas de rádio e nessa fase obtive forte influência do romantismo vindo da música de cantoras como Dalva de Oliveira e Ângela Maria." (Cecéu).

Quando Antonio Barros e Cecéu se encontraram há 37 anos, formaram uma parceria na música e na vida. Passaram a compor juntos e se tornaram um casal de sucesso. Levantando a bandeira de uma forte expressão artística no companheirismo do dia-a-dia, essa dupla se transformou num paradigma da música popular brasileira, pois nesse decorrer são mais de setecentas músicas gravadas pela maioria dos intérpretes brasileiros, alcançando popularidade até no exterior onde suas obras também foram gravadas na Itália, Espanha, Portugal e Israel.

Esses compositores consagrados que fazem parte da realidade cultural da música conseguiram romper a regionalidade sem perder o sotaque. Na cidade de São Paulo, por exemplo, onde residem há 13 anos, o casal apresenta seus shows com a classe e o charme da música popular brasileira através de seus inúmeros sucessos. “Isso tambem se reflete de forma carinhosa, de respeito, de reconhecimento da nossa estoria vindos de uma nova geração de artistas pop’s e DJ’s de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais quando fazem regravações com releituras eletrônicas reafirmando ainda mais a atividade intensa das nossas obras num contexto sempre atual." (Disse Antonio Barros).











Segue abaixo uma minúscula amostra do trabalho dessa dupla fantástica de compositores!!!

Antonio Barros e Ceceu - E proibido cochilar- Forro desarmado-Forro numero um.mp3
Antonio Barros e Ceceu - Por Debaixo dos Panos.mp3
Antonio Barros e Ceceu - Brincadeira na fogueira- Naquele S Joao.mp3
Antonio Barros e Ceceu - Nao lhe solto mais.mp3
Antonio Barros e Ceceu - Mulher comprometida.mp3
15 Medley de xotes (com Antonio Barros e Ceceu).MP3
Antonio Barros segure o machucadoI.mp3
Antônio Barros - Dor de Cabeça.mp3
Antonio Barros - Caipora do Mato.mp3
Antônio Poderoso - Balanço de Fole.mp3

Nenhum comentário:

Postar um comentário