quinta-feira, 15 de outubro de 2009

.Trio Xamego


Uma história é composta de personagens, dos quais, de maneiras diferentes contribuem de alguma forma. Quando falamos de "FORRÓ" há dois nomes que se destacam: Luiz Gonzaga e Jackson do Pandeiro, ambos iniciando a odisséia na década de 40.

Se os dois possuem esse reconhecimento, não podemos esquecer Dominguinhos que continua a interessante história que não só cultiva, mas abrange a nossa cultura brasileira, e junto dele está TRIO XAMEGO, que dá a continuidade a Legendária Saga dos Trios de Forró.

Formado de zabumba, triângulo e sanfona, TRIO XAMEGO é o autêntico forró pé-de-serra, conseguindo fazer de seu show ao mesmo tempo regional e universal. Ao absorver a qualidade de suas apresentações, a música nordestina ficou mais rica e criativa.

Quando a voz inconfundível de DIÓ DE ARAÚJO, que também toca zabumba há mais de 18 anos ao lado do mestre DOMINGUINHOS invade os salões com os sucessos “ONDE ESTÁ VOCÊ" e “É SÓ VOCÊ QUERER", não tem quem fique parado. Dono de uma presença artística notável, considerado por muitos como ' “o rei da zabumba" por sua particularidade ímpar, de sons e ritmos que consegue extrair deste instrumento, Dió possui mais de 40 anos de vida artística, já acompanhou quase todos os grandes nomes da nossa música, se fazendo presente nos palcos e em gravações, entre eles: Elba Ramalho, Tim Maia, Gilberto Gil, Chico César, Zezé di Camargo e Luciano, também como próprio rei Luiz Gonzaga entre outros grandes nomes.

No triângulo e coral, apresenta-se "ZEQUINHA", triangulista de primeira linha, que faz com que todos que o escutem, mudem o conceito de que o triângulo é só "tinguê-linguê", apresenta em seu forró um estilo marcante, clássico e rodeado de carisma, fatores indispensáveis no resgate do lado alegre e dançante. É ex-integrante de um dos primeiros trios de forró que já existiu, o Trio "NORTISTA", tendo tocado com Jackson do Pandeiro, Ary Lobo, Oswaldinho, Marinês, e outros grandes nomes do forró.

Na sanfona, Chiquinho do Xamego, que traz consigo toda sensibilidade musical, uma mistura que resulta em arranjos e harmonias , e quando puxa o fole não tem quem fique parado, fazendo a energia do palco chegar com toda força até o público.Além de abranger um vasto repertório de forró, baião, xote e arrasta-pé, reserva em suas apresentações, uma parte para improviso instrumental de sanfona mostrando sua habilidade e intimidade com o instrumento.

Em seus shows, o TRIO XAMEGO é capaz de explorar nossas raízes culturais, além de abrir espaço á boa música brasileira, de qualidade, em uma das mais populares formas de manifestação: a dança.O prazer de se dançar um xote agarradinho ao som de TRIO XAMEGO, ou mesmo um daqueles puladinhos em que as letras cheias de humor levantam o clima geral do lugar, é inigualável, assim, TRIO XAMEGO já conquistou um público fiel, que lotam as casa por onde o trio se apresenta e vem atraindo forrozeiros de todo o Brasil.
magnofestas.











Morre em São Paulo “ Zequinha” triângueiro do Trio Xamego


José Pereira de Andrade, uma das figuras mais simpáticas do gênero e querida por todos faleceu na noite de 10 de dezembro de 2008 decorrente de uma série de problemas de saúde que ele vinha enfrentando bravamente há algum tempo.




E lá vai pedrada!!!


trio xamego no clube 106 09-06-2005 - 02 xote.mp3
Trio Xamego - Onde Está Você O Que Você Quizer Falador Querubim (Ao Vivo - Em BH - (Lapa Multshow).mp3
Trio Xamego - Divergência Taí Onde Está Você Coração Maluvido Minhas Desculpas Mãos Pro Alto (Ao Vivo).mp3
Trio Xamego - Dono dos Teus Olhos Forró Lascado Instrumental (Ao Vivo).mp3
01 Trio Xamego - (ao vivo Vitoria).mp3
Trio Xamego - Novinho em Folha Esse Não Me Mata Amor Eterno Só Saudade Prudente (Ao Vivo).mp3

Nenhum comentário:

Postar um comentário