terça-feira, 15 de dezembro de 2009

.As Bastianas


O resgate e a divulgação da autêntica música nordestina são os pilares da formação do grupo.

As Bastianas, que nasceu em março de 1999, nas salas de aula do curso de música da Universidade Federal da Paraíba. Remetendo-nos às raízes culturais da nossa nação através dos forrós, cocos, cirandas, maracatus, toadas, aboios e emboladas, o grupo diverte a nossa essência lúdica e encanta os ouvidos e os corações sedentos da boa música brasileira, recheada de acordes que fazem vibrar a alma que busca nas origens culturais do nosso povo, as vestimentas contemporâneas que trazem a renovação sem desvirtuar e sem perder os sabores nascidos na nossa terra.

Destaque em diversos programas de TV e Rádio, como Viola Minha Viola, Bem Brasil, Mais Você e Jornal Hoje; motivo de estudos, monografias, pesquisas e livros, como “As Bastianas: Origens, percalços e percursos - a sanfona ainda não desafinou”, das jornalistas Rejane Negreiros e Andréa Mesquita, o grupo vem mostrando pra todo Brasil o que há de melhor e mais sincero no cancioneiro nordestino, com destreza, magia e beleza.

O grupo também foi destaque em diversos Cd’s e em seu primeiro CD, Chama Pra Dançar, as participações de Dominguinhos e Cabruêra, mostram o dinamismo e o talento dessas arretadas garotas paraibanas que trazem no sangue o jeito nordestino de tocar forró, sob as influências de Luiz Gonzaga, João do Vale, Marinês, Trio Nordestino, Sivuca, Dominguinhos e Jackson do Pandeiro.

Aliás, o nome As Bastianas tem sua origem na célebre música de Rosil Cavalcanti que foi grande sucesso na voz do paraibano Jackson do Pandeiro: Sebastiana. No seu mais recente trabalho, o CD Colcha de Retalhos, que traz a participação de inúmeros artistas paraibanos como Cátia de França, Escurinho, Marcelo Macedo, Biliu de Campina e Clã Brasil, além do mestre e padrinho Dominguinhos.

As Bastianas ganha força com letras e arranjos arrojados, fazendo aflorar o lúdico e a beleza do cancioneiro nordestino, e reforçando o dinamismo e o brilho da nossa cultura de uma forma ímpar no nosso cenário musical, através de composições de domínio público como é o caso do pout-porri de cocos, das canções como Ao Rei do Baião, Galope dos Dias, Saudosa Solitude e Tambor de Peito, além de regravações como Eu Acredito (Escurinho) e Lá Vem Batista (Cátia de França).







Taí alguns sucessos das Bastianas!!!

As Bastianas - Instrumental.mp3
As Bastianas - Você Não Quis.mp3
As Bastianas - Dance Xote.mp3
As Bastianas - Brazil o Cantador.mp3
As Bastianas - Chama Pra Dançar.mp3
As Bastianas - Saudade Danada.mp3
As Bastianas - Pode me Esperar.mp3
As Bastianas - Furdunço de Linguagem.mp3
As Bastianas - Senso Comum.mp3
As Bastianas - Zé Limeira.com.mp3

Nenhum comentário:

Postar um comentário