segunda-feira, 21 de setembro de 2009

.Rouxinol Paraibano



José dos Santos Silva, o Rouxinol, nasceu em 1954, na Paraíba. Desde pequeno já se interessava pelo forró. Nos bailes, passava o tempo todo no pé dos músicos pedindo para dar uma canja e tocar o instrumento que ficara apaixonado: a zabumba.


Por ser jovem não era convidado para cantar. Mesmo assim ele não desistiu e sempre ensaiava com a sua zabumba ouvindo muito forró no rádio. Um dia, por ironia do destino, todos os músicos da cidade viajaram e não tinha ninguém para animar uma festa. De última hora alguém lembrou que o “Nego Zé”, como ele era conhecido, cantava e tocava, então correram para sua casa para contratá-lo. Quando a bateram em sua porta ele já estava quase dormindo. Ele levantou e feliz com a oportunidade fez o show. Tocou e cantou a noite toda. A partir daí sua carreira se consolidou e ele passou a fazer bastante shows.


Com 23 anos veio para SP e retomou a carreira musical, tocando em várias casas, como o Forró do Humaitá, onde tocou 11 anos. Nessa época gravou o seu LP, Forró na Paulicéia, que vendeu 40 mil cópias.


Em 97, com o Forró Eletrônico em alta, o Pé-de-Serra caiu e ele ficou com poucos lugares para tocar e resolveu buscar outras atividades. Depois de um tempo ficou desempregado e procurou outro meio de sobrevivência, a solução encontrada foi vender discos. Começou vendendo no Remelexo e passo a vender em todas as casas do circuito. Em 2000, durante uma de suas vendas, foi chamado para dar uma canja com o Trio Sabiá. Essa canja é considerada o recomeço de sua carreira. Um mês depois foi chamado para tocar no KVA e não parou mais.

Hoje Rouxinol se diz realizado. Canta o que gosta, adora o seu público atual, que em sua opinião é o melhor que já teve. “É um público que presta muita atenção nas músicas e nas mensagens que elas passam, além de reconhecer o valor que a música tem.”, afirma.

Uma característica marcante dele, é o cuidado que tem para definir o seu repertório. “Eu gosto de cantar músicas de bons artistas como Ary Lobo, Jackson, Azulão, Zito, Osvaldo de Oliveira, esse povo aí, e ainda seleciono muito bem, tento cantar somente o que eu acho sadio”.
Pra finalizar, Rouxinol manda um apelo a quem gosta do seu trabalho. “Peço para o público exigir boa qualidade da música e boas interpretações., Senão o pessoal do eletrônico sempre vai criticar a qualidade do nosso pé-de-serra.

Segue abaixo uma pequena amostra do trabalho do Rouxinol!!! ao vivo!!!

Rouxinol Paraibano - Ao vivo Rootstock 2007- parte 1.mp3

Rouxinol Paraibano - Ao vivo Rootstock 2007- parte 2.mp3

Rouxinol Paraibano - Ao vivo Rootstock 2007- parte 3.mp3

Rouxinol Paraibano - Ao vivo Rootstock 2007- parte 4.mp3

Rouxinol Paraibano - Ao vivo Rootstock 2007- parte 5.mp3

Rouxinol Paraibano - Ao vivo Rootstock 2007- parte 6.mp3

Rouxinol Paraibano- Distinção De Cor.mp3

Rouxinol paraibano.mp3

Coco Sincopado rouxinol paraibano.mp3

Adryana BB e Rouxinol paraibano.mp3





Nenhum comentário:

Postar um comentário