terça-feira, 1 de setembro de 2009
.Fúba de Taperoá
O Cantor e compositor paraibano, Fúba de Taperoá, pode ser classificado como uma pessoa folclórica sem tom pejorativo, com uma criatividade nata e rítmica natural.
Esse artista de origem humilde e vida simples têm histórias hilárias e tristes para contar nos seus mais de quarenta anos como forrozeiro. Traz no nome artístico o da sua cidade natal.
Gravou seis discos e participou em vários paus de sebo (coletâneas da gravadora do sanfoneiro Pedro Sertanejo).
Sua semelhança física e rítmica com o mestre Jackson do Pandeiro é pura coincidência da origem e caldeirão rítmico do côco, samba, forró, bolero. Chegou ao Rio de Janeiro na década de 60 em cima de um caminha de sal. Foram treze dias de viagem, literalmente à água e sal.
Em São Paulo dormiu em bancos da Praça da Sé.
Aos sessenta anos luta para não cair no esquecimento tão comum no mundo artístico. Toca no Trio de Dominguinhos há 16 anos e trilha sua carreira com um vigor de um jovem e a maturidade de quem conhece as pedras do caminho.
Com um coração generoso e muito forró nas veias vai cantando para espantar as dificuldades e não ser engolido pelo modismo.
Suas primeiras músicas foram: Asa Branca Cantadeira, Coqueiro Velho, Pisa Devagar, Minha Campina, Na Casa do Fazendeiro, Dormir Demais, Lá Vai, A Boiada, etc. E hoje ele tem seus CD’S gravados com várias participações.
Taí alguns dos sucessos do nosso querido Fúba!
Fúba de Taperoá - Forró de Zebedeu.mp3
Fúba de Taperoá - Mulheres que sabem amar.mp3
Fúba De Taperoá - No Vai e Vem Do Forró.mp3
Fúba De Taperoá - Xunxada Na Nega.mp3
Fúba de Taperoá - Forró na Gafieira.mp3
Fúba de Taperoá - Chiclete com Banana.mp3
Fúba de Taperoá - Falsa patroa.mp3
Fúba de Taperoá - Mexe, mexe.mp3
Fúba de Taperoá - Tempero bom.mp3
Fúba_de_Taperoá_-_Rainha_do_baião.mp3
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário