
Edson Duarte: 15 discos, 300 composições e mais de 40 anos de forró.
Nascido em Alagoas, José Euzébio da Silva começou a carreira artística como Pirril, mas foi como Edson Duarte que ele ficou conhecido.
Com 13 anos de idade foi procurar trabalho no Rio de Janeiro e de música só sabia tocar pandeiro.
Durante os três anos em que foi policial militar, ficou amigo de grandes nomes do forró pé-de-serra, como Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro, Ary Lobo, Trio Nordestino, Abdias e Noca do Acordeon. Quando aprendeu a tocar triângulo, trocou a PM pelo trio “Os Três Cangaceiros”, ao lado de Severo e Parafuso (hoje de Os Três do Nordeste), com quem passou seis anos. Depois disso ele foi bombeiro, eletricista, pedreiro, mas continuava cantando forró aos fins de semana.
Hoje, com mais de quarenta anos de carreira, Edson é considerado um mito entre os forrozeiros. Foi o responsável por alguns dos maiores sucessos do forró pé-de-serra e suas canções ainda são gravadas por grupos atuais.
Dentre as músicas que marcaram sua carreira como intérprete ou compositor estão “Forró Casamenteiro”, “O Homem da Perna de Pau”, “De Cigarro no Bico”, “Tocador de Tuba”, “Forró do Moraes”, “Olha o Rebolado Dela”, “Papagaio Falador” e “Careca não Entra”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário