domingo, 28 de novembro de 2010

.Trio Araruna



O Trio Araruna foi um dos capítulos mais importantes da história do forró candango.

Sabe-se que foi um dos primeiros grupos de forró do planalto central, tendo atuado intensamente na década de 70.

O trio era formado por Assizinho no Acordeon, Zé Timóteo no triângulo e na voz e Armando Silva na zabumba. Eles moravam na Ceilândia, e era por lá que faziam a maior parte de suas apresentações.

Infelizmente, Assizinho e Armando já são falecidos. Zé Timóteo ainda é vivo, e mora, ao que parece, em Planaltina.

A origem de todos eles é, obviamente, nordestina, mas não se sabe ainda exatamente de quais estados e regiões.



"Xaxando Miudinho". Esse disco mostra que o Trio entendia do negócio de forró, pela qualidade da execução das músicas, escolha de repertório e também pela interpretação. Há várias músicas autorais, das quais destaco Canto do Acauã e Lamento, ambas de autoria de Zé Timóteo.

Trio Araruna_xaxando miudinho.zip

texto: acervo origens.

sábado, 20 de novembro de 2010

.Dorgival Dantas



DORGIVAL DANTAS, nascido na cidade de Olho D`agua do Borges no Rio Grande do Norte, começou sua carreira aos 14 anos de idade, aprendendo a tocar Acordeon, ou SANFONA como é conhecido no nordeste, com seu pai CÍCERO DANTAS.

A paixão por instrumentos musicais prosseguiu, e aos 17 anos ele aprendeu a tocar teclado. A partir daí foi um pulo para o ingresso no Grupo Show Terríveis de Natal-RN, onde permaneceu por sete anos. Nessa época, conheceu a dupla Sirano e Sirino, de Fortaleza-CE, com quem passou a trabalhar, foi quando descobriu o seu talento para produção musical...
“Investiram no Meu Trabalho”, diz...

Sua fama de produtor o levou a trabalhos com bandas consagradas em todo o Brasil.
Hoje com 39 anos de idade, além de produzir, arranjar e fazer SHOWS de Forró em vários estados do Brasil, DORGIVAL DANTAS ainda encontra tempo e inspiração para compor músicas de grande sucesso, como: CORAÇÃO, (ganhou o troféu, como melhor música do carnaval 2005 na Bahia) e foi a música mais executada em todo Brasil em 2007, divulgado pelo ECAD (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição), contamos também com a música VOCÊ NÃO VALE NADA, que é tema da novela da globo CAMINHO DAS ÍNDIAS e também é a trilha sonora do filme brasileiro, Chega de Saudade, e foi eleita a melhor música do Brasil em 2009, a música PODE CHORAR, que é o carro chefe do CD e DVD do cantor ALEXANDRE PIRES, e da dupla SERTANEJA JORGE E MATHEUS, que também é trilha sonora da novela da globo Araguaia a música BARRIGUINHA, que foi utilizada na novela da GLOBO MALHAÇÃO em 2008, a música TARDE DEMAIS gravada por Cezar Menoti e Fabiano que é um grande sucesso em todo Brasil,



segunda-feira, 15 de novembro de 2010

.Trio Fogumano



O Trio Fogumano não recebeu este nome à-toa. Dono de um balanço que brota da zabumba, se aquece no contra-baixo, repica no triângulo e xamega na sanfona, o grupo faz acender a nação forrozeira e o salão pega fogo, atiçado pelo mais autêntico forró de raiz.

Apegado às tradições, o Fogumano tem compromisso com o pé-de-serra e não abre exceções. Presença de palco, ritmo e animação são os ingredientes básicos do sucesso deste grupo que nasceu há cinco anos nas noites enluaradas de Itaúnas, percorreu terras capixabas e alguns dos principais palcos nacionais, está lançando seu segundo CD e vem divulgando este que é o mais brasileiro dos ritmos de salão.

Em sua formação atual, com Fabinho no acordeon, Nando na zabumba, Fred no baixo e Linharinho no triângulo, o Fogumano reconta a autenticidade dos maiores trios de forró e atravessa a noite sem deixar ninguém parado no salão.

Recorrendo aos temas de amor e mergulhando na poeira que sobe das pistas na busca do xiado das chinelas, as letras do Fogumano cativam pela simplicidade. O ambiente paradisíaco da Vila de Itaúnas (berço do grupo) e os detalhes repletos de magia e sensualidade das casas noturnas especializadas no rítmo, também são recorrentes na poesia destes meninos. Pra conferir só mesmo ouvindo, de preferência agarradinho no seu dengo, numa noite de luar.






Trio Fogumano - Sou do Pé de Serra.mp3
Trio Fogumano - Vou casá já.mp3

domingo, 14 de novembro de 2010

.Festival Internacional da Sanfona







II FESTIVAL INTERNACIONAL DA SANFONA

Segunda edição do festival internacional da sanfona homenageia grandes mestres do acordeon

É pelo segundo ano consecutivo que acontece na região do Rio São Francisco, nas cidades de Juazeiro (BA) e Petrolina (PE), entre os dias 09 e 14 de novembro de 2010, o maior evento gratuito do país sobre o universo da sanfona - o II Festival Internacional da Sanfona, sob a curadoria do cantor, sanfoneiro e compositor pernambucano Targino Gondim e direção geral de Celso de Carvalho.

Além da presença de grandes instrumentistas oriundos de várias regiões do país e do exterior. O festival oferece uma extensa programação que inclui palestras, oficinas, exposições, concertos musicais e grandes shows abertos na Orla Nova de Juazeiro e Concha Acústica de Petrolina.

Entre os artistas convidados para a segunda edição do evento que homenageia os mestres Dominguinhos e Oswaldinho do Acordeon, estão Nando Cordel, os acordeonistas italianos Antonio Spaccarotella, Frank Marocco, Mirco Patarini, o argentino Hector Del Curto, Renato Borghetti, Hermeto Pascoal, Cicinho de Assis, Toninho Ferragutti e Quinteto de Cordas da Paraíba, Orquestra Sanfônica de Aracaju, Flávio Baião, Waldonys, entre outros.

Realizado pela Conspiradoria Projetos e Produções, em parceria com a Toca Pra Nós Dois e Mauricio Pessoa Produções, o Festival Internacional da Sanfona conta com o patrocínio do Ministério da Cultura, Petrobras, Fundo de Cultura do Estado da Bahia e apoio da Prefeitura Municipal de Juazeiro.

A estimativa de público para esta segunda edição é de mais de 50 mil pessoas. As atividades começam na terça-feira, dia 09 de novembro, com a exposição do acervo do Memorial Luiz Gonzaga e um concerto com o artista alagoano Hermeto Pascoal, no Centro Cultural João Gilberto, em Juazeiro.

O instrumento

Com mais de 3.200 anos de história, descendente do milenar Sheng chinês e patenteada em Viena ainda no século XIX, no ano de 1827, a sanfona ou acordeon, ícone do nordeste brasileiro ainda é hoje, o principal instrumento das festas tradicionais brasileiras, presente na maioria dos arranjos musicais dos mais variados gêneros e estilos. Ainda hoje, o instrumento é muito praticado na Alemanha, nos Estados Unidos, Itália, interior da França, Bulgária e até no Japão.

Os homenageados:

Dominguinhos – Com 60 anos de carreira, o pernambucano de Garanhuns, José Domingos de Morais - o mestre Dominguinhos ganhou mundo com sua sanfona, após inovar a arte do mestre Luiz Gonzaga.

Foi tocando ao lado dos irmãos Os Três Pingüins com apenas sete anos de idade e em companhia de uma sanfona de oito baixos, que foi ouvido pelo Rei do Baião.

Em 1954, após se mudar para o Rio, Dominguinhos integrou o Trio Nordestino e dai não parou mais. No ano de 1967, após ganhar a vida tocando boleros e sambas-canções em cassinos, gafieiras, churrascarias e boates, ingressou na Rádio Nacional, e gravou seu primeiro LP.

Após conquistar a fama no meio musical, passou a ser convidado para gravações e turnês com Gilberto Gil, Caetano Veloso, Gal Costa e Maria Bethânia. Logo mais, veio o destaque como compositor. Ao lado de Gilberto Gil, o mestre assina composições, como "Lamento Sertanejo" e "Abri a Porta". Seus maiores sucessos foram "Tantas Palavras", com Chico Buarque, "De Volta para o Aconchego" (com Nando Cordel), gravada por Elba Ramalho e "Isso Aqui Tá Bom Demais".

Hoje no auge dos seus 69 anos, o mestre Dominguinhos alcançou a marca de 41 álbuns gravados, inumeras composições e trilhas para cinema. Entre os diversos prêmios que coleciona ao longo da carreira estão o Sharp, o qual foi vencedor por quatro vezes e o Grammy Latino 2002. Em 2008 foi o grande homenageado do Prêmio Tim de Música Brasileira e vencedor do Prêmio Shell de Música 2010.

Em agosto do ano passado estreou nas telas do cinema em "O Milagre de Santa Luzia". Com direção de Sergio Roizenblit, o longa aborda a cultura popular brasileira por meio da sanfona que une o Brasil de norte a sul, com os ritmos mais variados, do baião ao jazz.

Oswaldinho do Acordeon – Carioca, filho de Pedro Sertanejo, Oswaldinho do Acordeon começou a tocar piano aos oito anos de idade, depois uma sanfona de oito baixos, que ganhou de presente do seu pai, tocando o clássico “Asa Branca” (Luís Gonzaga e Humberto Teixeira) e hoje executa com muita primazia Astor Piazzola, John Lennon, Bach e Beethoven, além de canções nordestinas e da MPB.

Estudou música clássica por treze anos, foi aluno de mestres como o italiano Dante D’Alonzo e Paolo Feolla, no conservatório Santa Clara. O talento raro lhe rendeu uma bolsa no Conservatório Dante, de Milão. Em 1984, Oswaldinho do Acordeon conquistou a admiração de portugueses, ingleses, alemães, suíços, canadenses, japoneses e americanos após uma apresentação no Festival do Campeonato Mundial de Acordeon.

Atualmente, com 22 discos gravados, seu currículo registra gravações com as principais estrelas da MPB, de Elba Ramalho, Edson Cordeiro, Caetano Veloso, Jackson do Pandeiro, Lobão, Raul Seixas, Ney Matogrosso, Nara Leão e Milton Nascimento, até Paul Simon, Manu Di Bango, Didier Lockwood e Cassiopéia. Teve a oportunidade de abrir o show de All Jarreau, na França e participar de projetos como Pixinguinha, USTOP, Free Jazz Festival, Festival de Montreal, Rock in Rio, Festival de Jazz de Montreux (Suíça), Festival de Jazz de Chateauvallon (França), Juan Les Piñs – França, Blue Note (Nova Iorque), Ball Room (Nova Iorque), Show de 500 anos de Descobrimento (Rede Globo), Acústico MTV Rita Lee e Festival de Amiens (França).

O curador

Targino Gondim – Targino Alves Gondim nasceu em Salgueiro (PE), a 100 km de Exu, a terra do Rei do Baião. Criado em Juazeiro da Bahia, quando pequeno acompanhava de perto o “véio Lua” agarrado ao fole, cantarolar as poesias do nordeste e aos 12 anos já carregava o peso da sanfona.
Em 2001, após participar das filmagens de “Eu, Tu, Eles”, foi premiado pelo Grammy Latino e Troféu Caymmi com seu grande sucesso “Esperando na Janela”, que tornou-se um clássico joanino ao lado de “Pula a Fogueira” e “Asa Branca”.

Hoje com 15 Cds gravados e um DVD intitulado Forró pra Todo Lado, Targino continua o legado de Luiz, divulgando o melhor da música nordestina pelo país e exterior. Ao final de 2007, o forrozeiro fez uma breve turnê por Portugal onde gravou um especial para o canal Música Brasil – exibido pela Rede Brasileira de Televisão Internacional (RBTI) para toda a Europa. Já pilotou um especial de TV sobre o nordeste exibido e gravado pelo Canal Futura - “O Tom da Caatinga” e no último dia 11 de agosto arrebatou o prêmio de melhor cantor regional, no 21º Prêmio de Música Brasileira com o álbum “Canções de Luiz”.

Celso Carvalho e a Conspiradoria - Fundada em Junho de 1997, a Conspiradoria Projetos e Produções Ltda atua na área de Projetos e Produção Cultural, particularmente nas áreas de planejamento, elaboração técnica, administração de projetos e produção executiva.

Fundador e Diretor Executivo da Conspiradoria, Celso de Carvalho que é responsável pela produção executiva do I Festival Internacional da Sanfona, em parceria com o músico Targino Gondim e Toca pra Nós Dois Produções, já atuou em cargos de Diretoria e Gerência de grandes empresas como Shell Brasil (10 anos), Brasil Telecom (3 anos) e IRDEB (TVE-Bahia e Rádio Educadora da Bahia), entre outras.

Participação artística em diversos eventos culturais de artes cênicas, música, audiovisual, multimídia e web art na Bahia e São Paulo, destacando-se projetos com Targino Gondim, Manuca Almeida, Daniela Mercury, Confraria da Bazófia, Lucélia Santos, Paulo Betti, Teresa Seiblitz, Marcio Meirelles, Gabriel Priolli, Póla Ribeiro, João Rodrigo Mattos, Ivan Isola, Solange Farkas e Barry Schwartz, entre outros.

Mais informações: http://www.festivaldasanfona.com.br







Confiram também videos da edição anterior!



terça-feira, 9 de novembro de 2010

.Trio Bodocó



O Trio Bodocó é formado por Joãozinho da Paraíba, Manezinho Bezerra e Totonho Bezerra, tres irmãos nascidos em São Mamedi – PB.






domingo, 7 de novembro de 2010

.Por amor ao Forró

É com imenso prazer que publico em meu blog o filme: "Por amor ao forró", essa maravilha de documentário, dirigido e produzido por "Adriana Caetano", autora do blog "Forró Pé de Serra DF, e que com certeza fará qualquer forrozeiro se identificar e se emocionar com o conteúdo! Aproveitem!





quinta-feira, 4 de novembro de 2010

.Pé Descalço - Oficina de Forró



O projeto “PéDescalço - Oficina de Forró” surgiu em abril de 2003 na Escola Estadual Presidente Antônio Carlos, por meio de uma iniciativa voluntária junto ao programa Amigos da Escola. O projeto tinha como objetivo, ensinar a dança através do forró, de uma forma dinâmica, inovadora e divertida.

As oficinas eram realizadas aos sábados na parte da manhã na quadra da escola. Os cinco casais que participaram da primeira semana do projeto se multiplicaram, e, dentro de poucos meses, contávam com uma turma cheia de alunos envolvidos por uma energia de alegria e descontração. Com a união da dança e da amizade o projeto cresceu e expandiu-se para além dos portões da escola.

Em poucos meses, inaugurávam a oficina (localizada na Av. Nossa Senhora do Carmo, 123), onde o projeto se potencializou com aulas somente aos sábados à tarde. Dois anos depois, em Nova Lima, surgiu o primeiro amigo do Pédescalço. Em março de 2007, conquistaram um novo espaço “Casa PéDescalço - Mindinho do Pé” para melhor administrar o projeto e dar aulas durante a semana.

Conhecidos hoje como o melhor lugar para aprender e dançar forró e, também, por proporcionar um ambiente de descontração e interação entre jovens amigos envolvidos por uma energia única formada pela dança e pela amizade.

O trabalho nas escolas continua a ser cultivado e de extremo valor. O objetivo de expansão e de fazer da dança um bem a todos continua sendo um sonho de várias etapas. É importante citar que não foram a primeira oficina de forró a surgir: toda a técnica e “metodologia básica” das oficinas de forró vieram da “Oficina de Forró de São Benedito”, criada pelo professor Ronald com seu carisma, força e energia.



.Zabumbazul



Embalados pelas raízes do sertão - Gonzagão, Alceu Valença e Trio Forrozão- a calangada rala a coxa e o pé-de-serra rola solto quando o Zabumbazul começa a tocar.

No repertório da banda muito xote, baião e xaxado em canções de Luiz Gonzaga e de outros importantes nomes da cultura popular brasileira como Trio Forrozão, Alceu Valença, Jackson do Pandeiro, além de composições da própria banda.

Entre os momentos inesquecíveis da banda estão a participação no projeto Cerrado Virtual 2003 em que a Zabumbazul foi a convidada para fazer a abertura do show da banda brasiliense Natiruts, no Camping, em Brasília.

Na banda estão Nando Cabelo na voz e triângulo, Flávio San no Acordeon, Mestre Muca na zabumba, Nando Boca na percussão, Marcos Luizão no contra-baixo e Andrezinho no violão e vocal.




terça-feira, 2 de novembro de 2010

.Xote e o Mundo



A banda Xote e o Mundo foi formada em julho de 2003, durante uma excursão à Goiânia para participar de um encontro nacional de estudantes. Thiago Ferrugem já tocava violão, João e Tiago Loirin por acaso arrumaram um triângulo e um zabumba; e os três amigos fizeram um som para 200 estudantes do encontro, e foi de bom agrado.

Quando voltaram à Brasília decidiram formar a banda e levar o forró com gosto, sentiram a necessidade de integrar novos instrumentos para que pudessem tocar com seriedade o melhor do forró. A formação foi integrada com Gustavo Roy (percussão), Goiaba (contra-baixo) e Sabiá (sanfona).

Entre o final de outubro e começo de dezembro, Rodrigo Pilha, então produtor da Banda organizou uma temporada semanal no Minas Brasília Tênis Clube, que permaneceu com uma média de público de 400 pessoas durante dois meses. Com isso, as portas começaram a se abrir. A banda desde julho de 2004, quando integrou o atual sanfoneiro Luizão, passou a divulgar definitivamente o nome “Xote e o Mundo”, que surgiu de maneira inusitada da expressão "solta o mundo" (relaxa, eixa a vida tocar) trazida de Salvador (BA), que uma banda amiga pronunciava. Como o xote é o ritmo mais explorado pela banda, ficou Xote e o Mundo. Hoje a banda é integrada por Filipe na percussão.

A banda Xote e o Mundo, em setembro de 2004, iniciou o projeto “Arena do Forró” todas as quintas-feiras (em frente à AABB). O Projeto, hoje muito conhecido pelo público forrozeiro, tem sido um sucesso, abrindo espaço para bandas de Brasília e do Brasil, reunindo grandes nomes como: Dominguinhos, Mestre Zinho, Alceu Valença, Geraldo Azevedo, Os 3 do Nordeste, Trio Nordestino, Trio Forrozão, Trio Xamego, Bicho de Pé.

A banda tem como características principais o repertório escolhido a dedo e a energia que consegue trocar com o público. No repertório, uma mistura que funciona muito bem. São músicas do rei Luiz Gonzaga e de bandas muito conhecidas do forró pé-de-serra como; Mestre Zinho, Trio Nordestino, Trio Forrozão, Os 3 do Nordeste, cantores mais populares como: Alceu Valença, Geraldo Azevedo e diversos intérpretes e compositores regionalistas que marcam o Xote, o Baião e o Arrastapé.

A banda continua se apresentando no Arena do Forró, mas já passou por Formosa, no Country Clube; em São Miguel do Araguaia, na festa agropecuária; em diversos eventos particulares, festas juninas e julinas de clubes, associações, empresas e faculdades.


.Forró Maromba



Banda: Forro Maromba

Cidade: Sorocaba SP

Estudando e interpretando o forró pé-de-serra, o grupo explora as fronteiras possíveis entre esta linguagem musical, os ritmos brasileiros e universais, de um lado: o xote, o baião, o xaxado, o arrasta-pé, a quadrilha, e do outro: o rock, o reggae, a própria MPB, o frevo, o maracatu, o jazz.

O Forró Maromba conta com João Kalango (violão e voz), Jé Psycho (acordeão e voz), Eduardo (triângulo e voz) e Monstro (zabumba e voz).